Pular para o conteúdo
Início » Dicas de Limpeza e Cuidados

Dicas de Limpeza e Cuidados

    garrafas de refrigerante com líquidos coloridos se referindo à venda de produtos não homologados. Ilustra a matéria sobre dicas de limpeza e cuidados com o uso de produtos químicos de limpeza

    Dicas de limpeza e cuidados: nunca misture produtos de limpeza. É muito comum as pessoas pensarem que, quanto mais produtos de limpeza usamos, melhor.  Entretanto, acontece que esta teoria pode ser muito perigosa, isto porque algumas combinações podem causar reações químicas muito prejudiciais à saúde.

    A Limp Serv, enquanto Empresa de Limpeza Profissional, leva muita a sério a questão de segurança e cumpre com as obrigações das empresas prestadoras de serviços . Mas, também se preocupa com a comunidade e o público em geral, razão pela qual procura informar à todos sobre os riscos com produtos químicos. Afinal, são de utilidade pública, não?

    Produtos como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados com a água sanitária ou entre si, já que a mistura provoca a produção de gases tóxicos, que podem causar problemas respiratórios e na vista. Assim sendo, entre outros cuidados, saiba que:

    • Em primeiro lugar, cada produto tem uma finalidade de uso e uma composição química
    • Então, por segurança, saiba que você não deve misturar água sanitária com outros produtos de limpeza.
    • Saiba, também, que você deve seguir as normas de segurança que aparecem nos rótulos dos produtos.
    • Por fim, mas não menos importante: Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos.

    DICAS DE LIMPEZA E CUIDADOS COM SEGURANÇA E SAÚDE: CARTILHA ANVISA SOBRE SANEANTES:

    Todos os produtos utilizados na limpeza e conservação de ambientes são considerados saneantes e, como tal, tem legislação específica e cuidados no seu uso e procedência. Este guia mostra os cuidados que devemos ter ao comprar produtos de limpeza, evitando os produtos piratas, que não limpam e desinfetam corretamente e trazem riscos à saúde e ao meio ambiente.

    PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS

    Este texto da Fundação Procon ajuda a esclarecer as características e os cuidados que se deve ter ao adquirir ou manusear produtos domissanitários.

    DETERGENTES: dissolvem as gorduras, sendo destinado à limpeza de todos os utensílios domésticos. A ação detergente não tem qualquer relação com o perfume. Atenção: “aromas naturais” não significam “produtos naturais”. Detergente não é sabonete portanto não utilize-o para lavagem das mãos, rosto e corpo. Em caso de alergia e rachaduras na pele, mude de produto.

    Dicas de Limpeza e Cuidados: ARMANEZAMENTO

    Primeiramente, saiba que os domissanitários são produtos químicos capazes de causar sérios acidentes quando utilizados ou armazenados de forma incorreta. Portanto, guarde-os em locais ventilados, em armários altos e fechados à chave. Logicamente, evite guardá-los em cima ou embaixo do tanque, pois serão de fácil acesso às crianças.

    Em segundo lugar, para preservar os produtos, mantenha os produtos ao abrigo do sol e da luz. Isto porque os frascos opacos são sensíveis à luz e perdem a eficácia. Além disso, alguns desses produtos são inflamáveis e, por isso devem ficar longe de aparelhos ligados ou que produzam faísca, para evitar incêndios.

    SABÕES: ao utilizar sabão em pedra, escolha um de superfície lisa e sem cristais. Isso porque os ásperos e com cristais contêm muita soda e podem causar problemas à pele.

    Existem ainda alguns tipos de sabão em pó específicos para máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa (branca e/ou colorida), limpeza de pisos etc. Para saber o uso correto, portanto, verifique a rotulagem e a indicação de uso.

    Dicas de Limpeza e Cuidados com CERAS E OUTROS: 

    Como as ceras e os lustra-móveis são produtos inflamáveis, não os utilize em fogões, geladeiras etc.

    Ao usar ceras e similares, não misture outros produtos, como inseticidas, água sanitária, desinfetantes ou que contenham perfume: isso poderá aumentar o risco de intoxicação.

    Dicas de Limpeza e Cuidados: Uso de INSETICIDAS 

    São produtos químicos destinados ao combate e controle de insetos. Como são venenos, portanto, todo cuidado é pouco. Assim sendo, aplique conforme as instruções do rótulo, evitando ao máximo sua inalação.

    Com relação as espirais e os produtos elétricos, estes agem como repelentes: portanto, não matam os insetos. No entanto, seu uso exige ambientes com boa circulação do ar mesmo durante a noite. Estes produtos podem causar alergias.

    Cuidado: mantenha os inseticidas fora do alcance das crianças. Os aerossóis se confundem facilmente com outros produtos, como desodorantes, laquês etc.

    RATICIDAS: destinados ao combate de ratos, camundongos e outros roedores. Siga rigorosamente as instruções constantes da embalagem. Compre esses produtos para uso imediato; não faça estoque. Compre produtos na sua embalagem original.

    DESINFETANTES – GERMICIDAS – BACTERICIDAS

    Entre as dicas de limpeza e cuidados com a saúde, essa é muito Importante:

    Primeiramente, saiba que a ação germicida e bactericida só é eficaz com o uso de produto puro por um determinado tempo, e deve estar indicada no rótulo.

    Ademais, para evitar que os microorganismos tornem-se resistentes à ação germicida ou bactericida, recomenda-se a troca periódica desses produtos.

    DESINFETANTES: destroem microorganismos em objetos e ambientes. Esses produtos só têm ação germicida ou bactericida quando utilizados puros e pelo tempo indicado no rótulo. Diluídos em água facilitam a remoção de poeira e deixam o ambiente perfumado.

    GERMICIDAS: matam vários tipos de microorganismos (bactérias, fungos, esporos e alguns tipos de vírus).

    Useo destinado principalmente na pré- lavagem de latas de lixo, vasos sanitários, esgotos e outros locais com detritos e sujeira.

    BACTERICIDAS: matam vários tipos de bactérias; utilizados na limpeza diária e habitual de pisos, vasos sanitários, azulejos etc.

    ATENÇÃO: NÃO POUPE SEGURANÇA

    Todo domissanitário exige fabricação de acordo com as normas técnicas que possam garantir sua qualidade e eficiência.

    Portanto, para sua segurança, evite os de origem duvidosa, sem identificação do fabricante, sem registro ou acondicionados em embalagens não apropriadas..

    Outrossim, esse tipo de produto não contém as informações obrigatórias de rotulagem podendo causar sérios danos à saúde.

    DICAS DE LIMPEZA E CUIDADOS GERAIS EXTREMAMENTE IMPORTANTE:

    Nenhum domissanitário deve ser misturado para uso com outro produto.

    E aqui, cabe um caso que aconteceu na Limp Serv, há muitos anos, quando uma de nossas equipes estava fazendo Limpeza de Galpão. Havia um piso de pedra miracema no subsolo, onde, por falta de instrução, os operários da construção acabaram por usar para fazer massa. Como recomendado, foi utilizado ácido muriático para quebras as partículas de cimento. Enquanto a equipe de limpeza aguardava o produto fazer efeito, um dos operários da contrução, no afã de ser útil, sem permissão ou aviso, pegou um galão de água sanitária e despejou por cima do piso. Na mesmo instante houve uma reação química que provocou um gás tóxico, de cor esverdeada. A coordenação da equipe de limpeza, no mesmo instante, retirou todas as pessoas do local. Graças à Deus, ninguém foi afetado. Entretanto, a atitude de uma pessoa, totalmente alheia ao trabalho, e sem preparo, quase causa uma tragédia. Portanto, muito cuidado.

    Se um domissanitário for ingerido, não provoque vômito. Em caso de acidente, não dê ouvido a curiosos; evite dar leite ou água e leve a vítima imediatamente até o pronto-socorro mais próximo, sempre de posse da embalagem do produto.

    • O médico ou os Centros de Intoxicação podem informar corretamente sobre o atendimento de emergência.
    • Tenha cuidado com os importados sem tradução do rótulo para o português.
    • Não adquira produtos nacionais ou importados sem registro do Ministério da Saúde.

    Não compre produtos de ambulantes, carro-pipa e a granel.

    IMPORTANTE:

    Os produtos contra pulgões, lesmas, formigas e herbicidas (para plantas) são muito tóxicos e devem receber os mesmos cuidados na aplicação e armazenamento.

    LEMBRE-SE:

    A conduta de emergência, ou seja, prestar um primeiro socorro à vítima, não é suficiente. É necessária a avaliação médica com urgência e imediatamente após a ocorrência do fato.

    ROTULAGEM

    É obrigatório constar no rótulo dos produtos: prazo de validade, nome do responsável técnico, fabricante, registro no Ministério da Saúde, quantidade, modo de usar, composição química detalhada, ingrediente químico ativo, forma de conservação e armazenamento, advertência para não reutilização da embalagem, precauções, classe toxicológica (se houver), conduta em caso de acidentes.

    Leia sempre atentamente as instruções de uso.

    Atenção: As informações da rotulagem devem ser claras, precisas e quando o produto oferecer riscos à saúde, mesmo que potenciais, essa informação deve vir em destaque. Leia sempre atentamente as instruções do rótulo.

    Dicas de Limpeza e Cuidados com a EMBALAGEM

    A embalagem deve assegurar as características do produto. Assim sendo, dê preferência às embalagens resistentes e de fácil manuseio. E as tampas tem que funcionar, fechando após o uso, pois conservam melhor o produto. Mantenha sempre o produto na sua embalagem original. Por fim, não reutilize as embalagens de domissanitários.

    LEMBRE-SE: Embalagem vazia não é brinquedo e pode ser fatal. Fonte: Fundação Procon.

    A Limp Serv, Empresa de Limpeza, espera que essas dicas e cuidados com produtos de limpeza tenha sido útil à você.
    Então, se você tiver dúvidas ou quiser nos dar uma sugestão, por favor, Fale Conosco!