Terceirização de Serviços: Conceito e definições.
As bases da terceirização:
Parceria, Transparência e Soluções com responsabilidade.
A terceirização é, antes de tudo, uma parceria e, como tal, exige responsabilidades definidas e transparência nas relações comerciais, obrigações e cumprimento da legislação.
Qual é o objetivo da terceirização de serviços?
Os 0bjetivos da Terceirização são obter mais tempo e atenção para a atividade fim com ganho de produtividade.
Ela é a solução para quem deseja trabalhar com um foco exclusivo na atividade fim, obtendo vantagens de delegar essas responsabilidades para empresas especializadas em prestação de serviços, como a LIMP SERV®.
Visão da Terceirização:
A terceirização é resultado de um esforço de racionalização e de busca incessante pela especialização, e o sucesso na implementação desta será obtido se ela for vista como algo estratégico, e não puramente como redução de custo.
Conforme o conceito e as definições apresentadas sobre a Terceirização, ela é um modelo administrativo, que tem como objetivo a concentração de esforços na razão de ser da empresa, podendo transferir para terceiros, especialistas e idôneos, tudo aquilo que não fizer parte do negócio principal da empresa.
Melhoria da qualidade:
Há o mito de que não é possível igualar a customização de uma atividade internalizada.
O que acontece é que as empresas de terceirização têm poder de investimento e competência enorme no que fazem e, ao mesmo tempo, flexibilidade para acomodar customizações.
Portanto, vale a regra: para custos substancialmente iguais o serviço terceirizado tende a ter melhor qualidade.
Redução de custo:
Não é verdade que a terceirização produz automaticamente redução de custo.
Pode ser interessante terceirizar um serviço com custo superior, caso se pretenda elevar o nível de qualidade para patamar compatível ou superior ao do mercado.
A regra, portanto, é ver a terceirização sob todos os ângulos, não se limitando exclusivamente ao seu custo direto.
Mesmo não sendo o objetivo principal da terceirização, a redução de custos ocorre, geralmente, dado os salários e benefícios da categoria do tomador de serviços serem superiores ao da categoria do prestador de serviços. Exemplo: Condomínios, metalúrgicas, industrias tem salários mais altos que as categorias terceirizadas, com mão de obra com o mesmo perfíl. (Encargos Sociais de Limpeza)
Algumas excelentes razões para terceirizar:
- Especialização, maior produtividade, melhor qualidade, investimento em técnicas, processos, produtos, maquinários e treinamento.
- Simplificação da estrutura de sua empresa, além de redução dos investimentos em infra-estrutura, com liberação dos recursos para aplicação em outras áreas ou em tecnologias novas.
- Menor custo e maior lucratividade.
- Redução do quadro de empregados e, conseqüentemente, dos encargos trabalhistas e sociais, isso sem contar a economia de custos com contratação e treinamento de pessoal.
- Controle de qualidade assegurado pelo prestador de serviços, que vai lhe garantir agilidade de decisões.
- Controle adequado do estoque, com a racionalização das compras e a redução das perdas.
- Cobertura para faltas, licenças, férias, ausências etc.
- Substituição de funcionários a qualquer tempo, sem envolvimento na administração de pessoa.
- Você contrata os serviços e não as pessoas que irão executá-lo. É exigido da terceirização rapidez, qualidade, execução em tempo recorde, a empresa de serviços contratada deverá realizá-lo exatamente como foi determinado pela sua contratante.
- Conforme o regime fiscal da tomadora, as despesas relativas às prestações de serviços feitas pelos terceirizados podem ser dedutíveis para fins do cálculo dos tributos sobre o lucro – mais propriamente, do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (“IRPJ”) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (“CSLL”).